Noticia aberto
Gari Sangue Bom, solidariedade que começa com quem cuida da cidade
COMPARTILHAR
A solidariedade tem muitas faces e uma das mais inspiradoras vem daqueles que, todos os dias, ajudam a manter nossa cidade limpa e bem cuidada. O Gari Sangue Bom é uma ação de conscientização e incentivo à doação de sangue no Distrito Federal, que coloca os profissionais de limpeza urbana no centro de uma mobilização social com impacto direto na saúde pública.
Idealizado com o objetivo de reforçar os estoques sanguíneos do Hemocentro de Brasília, a ação transforma os garis em protagonistas e multiplicadores de uma corrente de empatia, generosidade e cidadania. Em cada edição, um grupo de garis participa da doação de sangue, servindo como exemplo e motivação para a população local. A atitude gera um efeito multiplicador, engajando moradores e ampliando significativamente o alcance da ação.
Muito além de garantir o abastecimento dos bancos de sangue, o Gari Sangue Bom também promove o reconhecimento social desses trabalhadores essenciais, muitas vezes invisibilizados, que agora ocupam um papel de destaque como agentes de transformação e solidariedade em suas comunidades.
O sucesso do Gari Sangue Bom é fruto de uma parceria entre Secretaria de Atendimento à Comunidade (SEAC) e diversos órgãos comprometidos com o bem-estar coletivo. São eles: a Administração Regional, o Hemocentro de Brasília, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e a CAESB (Companhia de Saneamento Ambiental do DF).
Por meio dessa união de forças, o Gari Sangue Bom se consolida como um exemplo de ação cidadã que une saúde, reconhecimento e engajamento comunitário, mostrando que todo gesto conta, principalmente, quando começa de quem já cuida da cidade com as próprias mãos.
“É fundamental que a população se una a essa causa. Doar sangue é um ato de solidariedade que pode salvar vidas”. Reforça a secretária de Atendimento à Comunidade, Clara Roriz.