Descobrindo Brasília
Descobrindo Brasília leva crianças em situação de vulnerabilidade aos principais pontos turísticos da capital
COMPARTILHAR
Criado em 2024, em celebração ao aniversário de Brasília, o Descobrindo Brasília tem como objetivo oferecer a crianças em situação de vulnerabilidade social a oportunidade de conhecer os principais pontos turísticos e culturais da capital federal. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Atendimento à Comunidade (SEAC), alia educação, cidadania e lazer para promover a inclusão social e valorizar a identidade da cidade.
O projeto atende crianças acolhidas por instituições sociais das cidades satélites do Distrito Federal, proporcionando a integração das comunidades com o patrimônio histórico, cultural e arquitetônico do DF, por meio de roteiros temáticos e visitas guiadas a pontos turísticos e institucionais de relevância, como o Arquivo Público do Distrito Federal; Museu da Cultura Indígena; Catedral Metropolitana de Brasília; Teatro Nacional Cláudio Santoro; Museu Nacional da República; Museu do Catetinho; Torre de TV de Brasília; Memorial JK; Torre Digital de Brasília; Pontos históricos de regiões administrativas do Distrito Federal; Instituições e equipamentos públicos de relevância histórica e comunitária; Câmara Legislativa do Distrito Federal e Palácio do Buriti.
O Descobrindo Brasília conta com o apoio de importantes parceiros, como o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, o Sistema Fibra/Sesi e a Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB), que garantem a logística e a segurança das visitas. Além disso, o programa é viabilizado com o apoio de coordenadores dos espaços visitados, monitores das instituições participantes e servidores da SEAC, que acompanham e auxiliam as atividades ao longo do trajeto.
O projeto já atendeu crianças de diferentes regiões, consolidando-se como uma política de inclusão social que promove o acesso à cultura, à história e à memória da capital.
"Mais do que um passeio, o Descobrindo Brasília é uma experiência transformadora para crianças que muitas vezes vivem próximas a esses locais, mas ainda não haviam tido a chance de conhecê-los. A iniciativa reafirma o compromisso do Governo do Distrito Federal com a valorização da infância, a formação cidadã e o respeito à diversidade cultural do DF", ressaltou a Secretária de Atendimento à Comunidade, Clara Roriz.
Instituições participantes por região:
· Água Quente: OMAP
· Ceilândia: Alecrim
· Estrutural: Semeador
· Itapoã: ASLOI
· Samambaia: CEPAE
· Santa Maria: Meninos e Meninas da Capital / Vila DVO