Governo do Distrito Federal
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A Secretaria

A Secretaria de Atendimento à Comunidade – SEAC foi criada com o intuito de aproximar o cidadão dos serviços oferecidos pelo governo. A designação de uma Secretaria exclusivamente voltada aos anseios da população é inédita na federação brasileira e pressupõe a valorização do indivíduo como agente ativo na transformação da sociedade que está a sua volta, cumprindo a missão de dar mais voz ao povo.

 

Além de estabelecer um canal de comunicação direto com a população, atuando na transversalidade com os demais órgãos do Governo do Distrito Federal, a SEAC nasce como uma opção de estreitamento dos laços da comunidade com o GDF, atuando nas lacunas ainda não atendidas pelo Estado. Neste contexto, o atendimento à comunidade serve para mediar ações de fomento ao emprego, geração de renda, desenvolvimento de potencialidades locais, apoio às lideranças comunitárias para ações de associativismo e cooperativismo e à inclusão social, por meio de apoio a projetos solidários e comunitários, desenvolvimento de novas tecnologias sociais e de integração comunitária.

 

Desde a sua criação, e após as realizações de reuniões regionais com as diversas lideranças comunitárias do Distrito Federal, a Secretaria de Atendimento à Comunidade vem adquirindo maior visibilidade e tem sido alvo de grande número de demandas coletivas, que envolvem mais de uma pasta do Governo. Essas constatações devem nortear os futuros planos do Governo, já que o DF deve diversificar sua malha produtiva por meio do fomento aos setores industriais, comerciais, de serviços e comunitários.

 

As ações adotadas pela SEAC permitirão o aprimoramento das políticas e grandes planos setoriais para expansão dos serviços públicos, com melhor equacionamento dessas ações de planejamento e de gestão pública com transparência, dos equipamentos coletivos e das atividades econômicas e sociais, e, a partir das realidades locais, promover o desenvolvimento sustentável e fazer da coletividade a protagonista no processo de mudança, com compartilhamento de informações, formulação de estratégias e da ação coletiva, com cuidado ambiental, solidariedade econômica, respeito cultural, criação de oportunidades de trabalho e distribuição de renda, com foco no bem-estar social, no fortalecimento das representatividades sociais e na redução dos custos financeiros dos serviços públicos.

 

Dentre outras, serão executadas as atividades de Atendimento Itinerante às Comunidades, que tem por finalidade o atendimento móvel junto às comunidades carentes, oferecendo serviços sociais diversos, suprindo a inexistência de estruturas fixas de atendimento nas diferentes Regiões Administrativas, possibilitando a otimização do uso de recursos públicos em infraestrutura, atendendo de forma cíclica às comunidades, constituindo-se num elo entre a sociedade e o Governo do Distrito Federal, permitindo um maior conhecimento das reais necessidades de cada microrregião, visando levar dignidade e cidadania a esta população.

 

Assim, podemos destacar a principal perspectiva da Secretaria de Atendimento à Comunidade que é a melhoria na prestação de atendimento à população, sobretudo aquela mais carente das políticas públicas, sobre a qual, devem vincular-se os objetivos estratégicos mais importantes da instituição, que são:  ₋ Garantir qualidade e proatividade no atendimento ao cidadão, desburocratizando o acesso aos serviços públicos, com eficiência, celeridade, cordialidade, conforto e acessibilidade; – Aproximar o Governo do Distrito Federal das comunidades; – Buscar, de forma transversal, a resolução das demandas existentes; – Garantir o acesso dos cidadãos às políticas públicas e/ou tecnologias sociais; – Impactar positivamente na satisfação da população com as ações do Governo; – Fortalecer a comunicação organizacional; e, ₋ Fortalecer a credibilidade e a imagem institucional.