08/08/2024 às 11h44 - Atualizado em 24/02/2025 às 18h13

SEAC homenageia 340 líderes comunitários do Distrito Federal com medalha

COMPARTILHAR

As lideranças comunitárias são figuras responsáveis por serem a voz ativa da população, um elo entre o cidadão e as instituições governamentais. É papel dos líderes considerar os interesses públicos na busca de soluções para demandas locais, buscando sempre melhorias para uma determinada região, com o intuito de promover o bem-estar das pessoas. 

 

Como forma de homenagear essas lideranças tão necessárias para a promoção do desenvolvimento local, o Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Atendimento à Comunidade, realizou, nesta quarta-feira (7/8) , a segunda solenidade de entrega da Medalha Mérito Líder Comunitário, instituída pelo Decreto nº 44.502, de 9 de maio de 2023. 

 

Na ocasião, que ocorreu no auditório da Academia de Bombeiros Militar, 340 lideranças receberam a medalha e um diploma oficial, “em reconhecimento à atuação, dedicação e zelo por relevantes serviços prestados à sociedade e ao Governo do Distrito Federal”. O documento foi assinado pelo governador do DF, Ibaneis Rocha, pela Secretária de Atendimento à Comunidade, Clara Roriz, e pelo Secretário de Governo do Distrito Federal, José Humberto Pires. 

 

As lideranças homenageadas na solenidade representam a população das 35 Regiões Administrativas do Distrito Federal. Na visão da Secretária Clara Roriz, o trabalho dessas pessoas é imprescindível e fundamental para o pleno funcionamento de uma sociedade. 

 

“Essa medalha surgiu com o intuito  de homenageá-los e como uma forma de agradecimento por todos serviços prestados em prol do bem comum. Entre o governo e as lideranças sempre existirá um elo. Por meio de diálogo e compreensão, conseguimos lutar por uma sociedade mais justa, fraterna e solidária. Eles (os líderes) merecem essa honraria pelo incansável trabalho realizado em suas regiões administrativas.”

 

Para a líder comunitária Maria Madalena Rodrigues, da Região Administrativa Arapoanga, o recebimento da medalha e do diploma funciona como um “gás” e incentiva ainda mais a continuidade do trabalho em prol da população. 

 

“Sinto que ganhei mais um ponto para continuar representando a minha comunidade. Eu já faço isso há muito tempo e é maravilhoso ver que o Governo nos enxergou e olhou pra nós”, destaca a líder comunitária.