A Secretaria de Atendimento à Comunidade desenvolveu um novo projeto focado em entender as demandas de Associações, ONGs, OSCIPs, e projetos sociais das 35 Regiões Administrativas do Distrito Federal. A iniciativa, intitulada Ações DF, tem como objetivo principal criar um mapeamento detalhado a respeito destas organizações.
Agentes da Secretaria, em um primeiro momento, têm realizado visitas às sedes de cada projeto com o intuito de fazer uma análise das principais urgências e esclarecer dúvidas relacionadas à, por exemplo, criação de documentação, ao desenvolvimento de planos de trabalho e prestação de contas.
Cada responsável por algum projeto pode realizar a inscrição deste por meio do site www.comunidade.df.gov.br. Até o momento, mais de 250 iniciativas foram cadastradas no endereço eletrônico. As visitas aos projetos ocorrem semanalmente pela equipe responsável da Secretaria de Atendimento à Comunidade.
Os projetos também poderão usufruir de ações de apoio desenvolvidas pela Secretaria, como oficinas, cursos de capacitação, qualificação para gerência e presidência, captação de recursos, entre outros.
“Acredito que esse mapeamento dos projetos será de suma importância para o Governo, pois por meio dele vamos conhecer as atividades e principalmente as necessidades sociais de cada organização”, considera a secretária da Secretaria de Atendimento à comunidade, Clara Roriz.
A ideia é que todas as organizações cadastradas sejam contempladas, sem distinção de qual causa social apoia. As que já têm mais estrutura receberão orientações mais avançadas para o desenvolvimento de projetos e as que estão no início, serão instruídas a como proceder com burocracias e propostas de ações.