Governo do Distrito Federal
24/01/22 às 15h50 - Atualizado em 24/01/22 às 16h05

SEAC lança cartilha sobre serviços sociais do GDF

 

SEAC lança cartilha sobre serviços sociais do GDF

 

A Secretaria de Atendimento à Comunidade do Distrito Federal (SEAC) lançou a cartilha “Serviços Sociais do GDF”, elaborada como resultado da experiência colhida ao longo dos três anos de atividade da secretaria no atendimento e encaminhamento de perto de cinco mil demandas da comunidade do Distrito Federal.

 

De acordo com a secretaria, com este arquivo, a pretensão não é substituir as cartas de serviços das diversas pastas pesquisadas, pelo contrário. Na verdade, o objetivo é valorizar as atuações das secretarias do GDF e facilitar a pesquisa por parte dos cidadãos do DF, que buscam auxílios e diversos benefícios na área social.

 

A cartilha reúne um extrato do vasto leque de opções descritos nas cartas de serviços de todo o GDF. Ou seja, ela não contém a integralidade deles que pode ser pesquisada nos sites das referidas pastas. A SEAC optou por incluir no documento algumas das ações avaliadas como as mais procuradas a partir das abordagens recebidas diariamente pelos servidores da pasta.

 

Para efeito didático, organizamos o documento por temas: Habitação, Segurança Alimentar, Cidadania, Vulnerabilidades, Tarifas Sociais, Crianças e Adolescentes, Idoso, Vítimas de Violência, Dependentes Químicos, Mulher, Saúde, Trânsito e Emprego e Renda. Essa organização visa facilitar a consulta das pessoas interessadas em acessar os serviços.

 

Foram listados programas e atividades e também contatos de centros de referência em diversas áreas, agências e projetos. “A nossa missão na SEAC é sermos uma pasta que faz um primeiro contato em variados atendimentos, por esse motivo, a cartilha, é um instrumento didático e útil para nós e para a sociedade”, analisa o secretário da SEAC, Severino Cajazeiras.

 

Na compreensão da SEAC, a elaboração e divulgação da cartilha é uma iniciativa coerente com a missão da pasta quanto a priorizar o desenvolvimento de potencialidades locais, empoderar lideranças comunitárias para ações de associativismo e voluntariado, e inclusão social, por meio de apoio a projetos solidários e comunitários, desenvolvimento de novas tecnologias sociais e de integração comunitária.

 

O documento contou com uma diagramação arrojada por parte da Subsecretaria de Publicidade e Propaganda da Secretaria de Estado de Comunicação do Distrito Federal. O lançamento da cartilha faz parte das comemorações do aniversário de três anos de existência da SEAC, celebrado em 21 de janeiro.

 

Sionei Ricardo Leão
Ascom-SEAC