Governo do Distrito Federal
18/05/22 às 10h18 - Atualizado em 23/05/22 às 16h43

Associação de transportadores de turismo querem subsídios financeiros do GDF

 

 

Representantes dos motoristas de micro-ônibus de turismo do Distrito Federal em reunião realizada nesta terça-feira (17), no Palácio do Buriti, solicitaram apoio da Secretaria de Atendimento à Comunidade para intermediar com o governador Ibaneis Rocha a concessão de subsídios financeiros a categoria.

 

De acordo com os representantes dos profissionais, os constantes reajustes nos preços dos combustíveis, especialmente do óleo diesel, têm onerado e sobrecarregado os custos operacionais dos motoristas. Por esse motivo, eles pleiteiam subsídios no valor do ICMS, IPVA e na aquisição de novos veículos.

 

Durante a reunião, eles disseram que não é viável repassar os custos dos reajustes aos clientes, pois analisam que isso inviabilizaria a atividade. O diretor de mobilidade da Associação Brasiliense das Agências de Turismo Receptivo (Abare), Jonilson Santana Cardoso, o transportador Baruc Formiga e o transportador Ademilson Barcelos afirmaram que a categoria conta com aproximadamente mil motoristas no Distrito Federal.

 

Os três representantes comentaram que o governador Ibaneis se demonstrou sensível ao pleito da categoria em momentos anteriores. Por essa razão, afirmaram que tem grande expectativa de que suas reivindicações sejam acolhidas.

Outra demanda apresentada na reunião foi o pedido de que os micro-ônibus de turismo tenham acesso as faixas exclusivas do DF da mesma forma com o que já ocorre com as vans escolares e com os táxis.

 

Todas as solicitações foram registradas por servidores da SEAC. O tema será encaminhado às áreas pertinentes do GDF, conforme orientação do secretário Emerson Freddi.