Governo do Distrito Federal
6/06/22 às 12h53 - Atualizado em 6/06/22 às 17h28

Compromisso para reduzir emissão de gases de efeito estufa

 

 

Fonte: Agência Brasília

 

Cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira (6) no Palácio do Buriti simbolizou o início da Semana Mundial do Meio Ambiente. O evento contou com as presenças do secretário de Meio Ambiente, Sarney Filho, e de Ciência Tecnologia e Inovação, Elisio Luz, do diretor-presidente da FAP-DF, Marco Antônio Costa Júnior e do deputado distrital Agaciel Maia (PL). O GDF foi representado pelo vice-governador, Paco Britto.

 

O GDF anunciou que vai publicar nesta semana decreto que prevê a redução da emissão de gases causadores do efeito estufa (GEE) no Distrito Federal e a apresentação de iniciativas dos órgãos de governo e parceiros na área do meio ambiente. A redução de emissões será orientada por planos setoriais, baseados em transição tecnológica, a serem desenvolvidos de forma articulada com as demais secretarias. A institucionalização das metas climáticas pelo decreto deve facilitar o acesso ao financiamento de medidas de mitigação e adaptação.

 

Com o novo decreto, o GDF vai institucionalizar o seu compromisso no âmbito do Acordo de Paris (2016), que tem como principal objetivo reduzir as emissões de gases de efeito estufa para limitar o aumento da temperatura global. A Contribuição Distritalmente Determinada (CDD) prevê redução em 20% até o ano de 2025, e de 37,4% até 2030, ambas em relação ao ano de referência (2013).

 

O decreto estabelece, ainda, o Plano Carbono Neutro, por meio do qual, a partir de 2030, o DF adotará metas quinquenais sucessivas de redução de emissões de GEE, com o objetivo de zerar emissões líquidas ao longo da segunda metade do século.

 

Até o dia 12, Secretaria da Ciência e Tecnologia (Secti) vai oferecer workshop a agentes patrimoniais, minipalestras e oficinas, cerimônia de certificação dos alunos do Caminhão da Tecnologia, além de drive-thru de coleta de lixo eletrônico em Taguatinga e Águas Claras

 

Responsável pela implantação do programa Reciclotech, a Secti terá como destaque a exposição Brasília Tech-Ambiental, na Câmara Legislativa e na Rodoviária do Plano Piloto, que conta com a parceria da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), SLU e Zero Impacto.

 

Até o dia 12, a pasta também vai oferecer workshop a agentes patrimoniais, minipalestras e oficinas, cerimônia de certificação dos alunos do Caminhão da Tecnologia, além de drive-thru de coleta de lixo eletrônico em Taguatinga e Águas Claras.

 

O projeto Reciclotech é uma parceria entre a organização não-governamental Programando o Futuro e a FAP-DF, com objetivo de contribuir para a criação de um projeto inovador de logística reversa, recondicionamento e reciclagem de equipamentos eletrônicos, com polos de economia circular e formação de jovens e adultos em tecnologia da informação.

 

Na esteira das comemorações, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) apresenta projetos que ampliam a capacidade de atendimento sustentável e têm garantido os níveis das barragens de Santa Maria e do Descoberto. Conforme dados apresentados no início deste mês, a Barragem de Santa Maria está com 97,2% de capacidade, enquanto na do Descoberto esse índice é de 91,6%.

 

A edição deste ano do Dia Mundial do Meio Ambiente “Uma Só Terra” é um lembrete de que os recursos do planeta são finitos e estão diminuindo. A data, criada há 50 anos, reforça a necessidade de viver em harmonia com a natureza. Todos devem trabalhar em união para garantir a conservação, o uso sustentável e a restauração do ambiente que habitamos.

 

Em ação conjunta com a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) e a Secretaria de Educação (SEE), a Caesb promove ação educativa na Escola Classe 05 de Sobradinho, escolhida por se destacar na adoção de práticas ambientalmente sustentáveis.

 

Entre as atividades previstas para entreter e conscientizar os mais de 600 alunos da escola, estão a palestra do regulador da Adasa e contador de histórias Miguel Sartori, a participação da mascote da Agência – Gotita – e dos personagens do desenho musical que embala campanhas de utilidade pública do órgão, dinâmicas educativas promovidas pela Caesb e a presença do Expresso Ambiental, ônibus de educação ambiental da Companhia.